<i>UBS</i> despede dez mil

O UBS, o maior banco da Suíça, apresentou, dia 30, um plano estratégico que prevê o despedimento de dez mil trabalhadores, na sua divisão de negócios constituída em meados dos anos 90.

A instituição anunciou que irá centrar a sua actividade na banca privada e no investimento, na ocasião em que divulgou os resultados do terceiro trimestre do ano, no qual registou prejuízos líquidos de 2127 milhões de francos suíços (1772 milhões de euros), mais 131 por cento do que os prejuízos do terceiro trimestre de 2011.

O plano afectará 2500 trabalhadores na Suíça, mas atingirá sobretudo o principal centro de negócios em Londres, bem como em Nova Iorque, visando realizar economias no valor de 3,4 mil milhões de francos suíços até finais de 2015, os quais se somam a outros dois mil milhões de francos suíços resultantes de medidas já tomadas no Verão de 2011.

Em finais de Setembro, o colosso financeiro empregava 63 700 pessoas em todo o mundo, número que deverá passar para os 54 mil em 2015.



Mais artigos de: Europa

Lutas convergem no 14N

Trabalhadores de vários países europeus vão estar em luta, dia 14, com greves gerais, manifestações e outras acções que convergem com a greve geral convocada em Portugal pela CGTP-IN.

A lista «Lagarde»

O jornalista grego, Kostas Vaxevanis, foi detido e levado a julgamento dias depois de ter publicado uma lista com mais de dois mil suspeitos de evasão fiscal, detentores de contas na Suíça. 

Desemprego histórico na Zona Euro

A taxa de desemprego nos 17 países da zona euro, corrigida de variações sazonais, voltou a subir para 11,6 por cento em Setembro contra 11,5 por cento no mês anterior. No conjunto da União Europeia (UE27) a mesma taxa manteve-se estável em 10,6 por cento, no mês de Setembro...

Itália extingue províncias

O Governo italiano aprovou, dia 31, um decreto-lei que suprime dezenas de províncias, a pretexto da redução dos custos da administração pública. Em comunicado após um conselho de ministros, o executivo de Mario Monti anunciou que «o número de...

Direita derrotada na Sicília

O candidato do Partido Democrático e do centro-esquerda, Rosario Crocetta, obteve uma vitória histórica nas eleições regionais na Sicília, derrotando o candidato do partido de Sílvio Berlusconi, num dos seus redutos que até aqui parecia inabalável. Crocetta...

«Reforço» do PE nada legitima

A acentuação da crise na e da UE é aproveitada para voltar a repisar inevitabilidades e aprofundar o federalismo. A perda de soberania e independência nacional, defendem os senhores da UE, seria compensada por «decisões democráticas no...